Um homenagem a Ítalo Mudado

29 jul

Ítalo Mudado 1

……….Evoé!!!…… Tive um grande professor de teatro… e de arte… e de vida: Ítalo Mudado.
Inteligente, criativo, generoso, me abriu as portas do teatro quando em 1995 me convidou para entrar para o Grupo Intervalo, que ele criou e dirigiu.
Com o mestre e os outros atores do grupo, montamos e encenamos “Antígone”, de Sófocles. Depois começamos a ensaiar “Salomé”, de Oscar Wilde, peça que não pude encenar por estar de mudança para Londres.

Com saudades, lembro e homenageio esse grande artista, um nome de grande importância para o teatro de Belo Horizonte. Mas, claro, quem o conheceu sabe que ele iria reclamar, certamente, de uma descrição como essa.
Ítalo Mudado viajou para o teatro eterno em junho de 2011, aos 81 anos, deixando um enorme acervo cultural a todos com quem ele teve algum contato.

Mas, nada melhor do que o próprio Ítalo para falar sobre ele, sua história e a história do teatro de Belo Horizonte. Em 2003, a TV Assembléia (Minas Gerais) produziu um programa com Ítalo Mudado, onde ele conta toda sua trajetória e como ela está diretamente ligada à evolução do teatro de BH. O programa está dividido em três partes: